Warning: stristr(): Empty needle in /home/educalinecom/public_html/blog/admin/includes/class/class_funcoes.php on line 23
Educaline Brasil - O valor do professor.

Banner_10-5-16

O valor do professor.

15
out

O professor é fundamental ao processo educativo, necessário ao contexto educacional, pois é ele quem prepara as novas gerações para uma sociedade de mudanças. É o formador, que mostra caminhos, modifica posturas, ajuda a criar uma geração de maior estímulo solidário.

Seu papel está vinculado ao fato de trabalhar com dois elementos da maior importância para a sociedade, as novas gerações e o conhecimento. São inúmeros os desafios que enfrentam diariamente em sala de aula para validar tais pressupostos. Professores buscam superar as adversidades, a falta de material, os problemas diversos que ocorrem em suas relações com os outros, e que também além do conteúdo, dominam as técnicas de transmiti-lo incentivando o aluno a expressar suas dúvidas, são os compromissos esperados deste profissional.

É preciso lembrar que a tarefa do professor é uma das mais complexas, poder participar da formação do outro, sem esquecer da sua, de suas origens e de suas dificuldades.

Conhecer e conduzir bem o aluno pelos caminhos do conhecimento faz do professor um agente essencial na formação de cidadãos, o que se pode perceber diariamente em sala de aula. Cada vez que as crianças se reúnem em grupos para fazer um trabalho, estão aprendendo a dividir responsabilidades, a defender as próprias opiniões desenvolvendo autonomia. Aprendem também sobre a disciplina e as regras que não são apenas da escola, mas da convivência social. Portanto os saberes dos professores extrapolam além do cognitivo.

O que permite ainda entender que na realidade os fundamentos do ensino são ao mesmo tempo existenciais, sociais e pragmáticos.

•  Existenciais no sentido de que um professor não é somente racional, mas age de acordo com aquilo que acumulou em termos de experiência de vida.

•  Sociais porque provém de fontes sociais diversas e adquiridos em tempos sociais diferentes.

•  Pragmáticos pois os saberes estão ligados tanto ao trabalho quanto a pessoa.

Através desses saberes o professor tem a missão complexa de transformar a sociedade.

© EDUCALINE BRASIL | Todos os direitos reservados | Powered by TOTALIZE INTERNET STUDIO