Menu

Tendências 18/03/2021

Como estudar a distância em tempos de quarentena?

Como estudar a distância em tempos de quarentena?
 
Em meio a pandemia de coronavírus que se instalou por todo o planeta, medidas protetivas estão sendo tomadas em todos os setores sociais, entre eles o educacional.
 
De acordo com dados divulgados no dia 18 de março, pela UNESCO, mais de 100 países estão com todas as escolas e universidades fechadas por conta do Covid-19. Isso representa mais de 850 milhões de crianças e adolescentes em casa, em todo o mundo.
 
E como diria Drummond: “E agora, José?”
 
Apesar de o coronavírus ter impossibilitado ao aluno estar presente na sala de aula, muitas instituições, como a Educaline, já estavam preparas para o ensino a distância. Porém, existem alunos que não estão acostumados com essa realidade e, para isso, a Educaline preparou 7 dicas infalíveis para você estudar na modalidade EAD durante a sua quarentena. Confere aí!
 
7 dicas infalíveis para você estudar na modalidade EAD.
 
 
Conheça o seu processo
 
Para começar, você precisa saber qual é o seu processo de conhecimento e o que lhe ajuda na hora de aprender. Anotar, ouvir, ler, pesquisar, tudo é válido quando se trata do processo individual de fixação de conteúdo.
 
 
Conheça a plataforma
 
Conhecer o Ambiente Virtual (área do aluno) é de extrema importância para que você fique ligado em tudo o que está acontecendo. Na Educaline, você conta com tutoriais que lhe auxiliam nesse processo, bem como com profissionais que estão prontos para sanar suas dúvidas por meio de diversos canais de interação.
 
Organização
 
Se você vai estudar a distância, a agenda deve ser sua melhor amiga — pode ser física ou virtual, mas ela não pode ser esquecida. Deixar de “alimentar” ou não conferir o que está escrito nela é um erro grave que pode levá-lo a ter grandes problemas. Faça cronogramas, agende horários e fique atento às datas de entrega! Nunca deixe os trabalhos para última hora, o sistema não dá uma “colher de chá” como aquela professora gente boa.
 
Local reservado
 
Estipule um “cantinho do estudo”. Quando você cria esse ambiente, você se policia e acaba dando o recado para quem possa vir atrapalhá-lo. Se você mora em um lugar agitado e acredita que nunca vai conseguir estudar em casa, coloque a criatividade para funcionar e encontre lugares alternativos. Assim como já falamos anteriormente, agendar um horário é fundamental, porque você vai fazendo com que isso se torne uma rotina, acostumando o cérebro e o organismo a essa nova fase.
 
Foco e disciplina
 
Um pouco diferente da organização, ter foco não é apenas sentar e fazer, é planejar, é criar metas viáveis e alcançá-las. É, principalmente, gerenciar o seu tempo para fugir da procrastinação (você sabia que existem aplicativos que bloqueiam as redes sociais? Isso pode ajudar, e muito, na hora dos estudos).
 
Anotações
 
Anote, rabisque, pergunte, pesquise, dê um passo à frente. A vantagem de estudar com a internet a um clique é que, em qualquer dúvida, há uma infinidade de respostas na próxima aba. Mas lembre-se: nem tudo o que está na internet é verdade, certo?
 
Você não está sozinho
 
Apesar de estarmos falando de ensino a distância, lembre-se: os tutores estão aqui para que as suas dúvidas sejam esclarecidas, e os polos servem de suporte para que você não precise passar por essa jornada sentindo que não há ninguém para lhe apoiar. Para nós, é de extrema importância que o seu diploma vá muito além do que um pedaço de papel.
 
E aí, curtiu as dicas? Esperamos que elas lhe ajudem a seguir firme e forte nesse momento tão importante que passamos. Acha que faltou alguma coisa? Você faz algo diferente? Conta pra gente suas técnicas de estudos aqui no nosso email (contato@educaline.com.br).
Compartilhar
©EDUCALINE BRASIL | CNPJ: 11.282.695/0001-68 | Todos os direitos reservados