Menu

Literatura 08/09/2022

A Literatura de Cordel

Se você é professor(a) na Educação Infantil e quer ou precisa trabalhar a literatura com seus alunos, ou até mesmo outras disciplinas utilizando a literatura, mas não sabe com qual gênero começar, continue lendo que iremos te dar respostas de como usar a Literatura de Cordel como um artifício para trabalhar a Literatura Infantil e outras áreas educacionais com seus alunos. Vamos lá!

O surgimento da Literatura de Cordel

Para começar, vamos falar de como surgiu este gênero literário aqui no Brasil.

A Literatura de Cordel chegou até nossa cultura, como muitas outras coisas, através de Portugal. Durante o período do Renascimento, no século XVI, a literatura em forma de folhetos ou panfletos ganhou grande popularidade em toda a Europa, fazendo com que os portugueses, durante a colonização, trouxessem essa novidade para cá. Os folhetos eram vendidos pendurados em cordões, por isso o nome adotado aqui no Brasil, “cordéis”, e a literatura contida nesses folhetos era uma literatura em versos, onde se narravam desde histórias de amor e batalhas, até fatos políticos e sociais e, em sua maioria, sempre são histórias contadas com a presença marcante do humor.

Os cordéis se popularizaram primeiro aqui no Brasil nas regiões do Norte e Nordeste, onde histórias de cangaceiros, por exemplo, eram contadas nos versos. No resto do país, a popularização se deu gradualmente, e nos dias de hoje este é um gênero amplamente reconhecido em todos os lugares.

Atividades com a Literatura de Cordel

Mas, e como utilizar da Literatura de Cordel como um artifício pedagógico?

O gênero pode ser introduzido, primeiramente, em disciplinas de Literatura, Português e de Produção Textual. Mas é também possível trabalhar com o cordel em outras disciplinas, pois é um gênero que trata de temas como a cultura, criatividade, empatia e diversidade, ampliando a visão de mundo do aluno. E por ser um gênero riquíssimo e em versos, uma dica de como trabalhar esse gênero é a seguinte: depois de apresentar o gênero literário para os alunos, solicite que eles façam também comentários sobre o que aprenderam utilizando a versificação, assim é possível trabalhar, de forma mais leve, a métrica e outras áreas da escrita.

E por ser uma literatura marcada fortemente pela oralidade, é muito recomendável fazer atividades que envolvam peças teatrais, danças, música e recitação de poesias, que podem ajudar bastante em vários aspectos de desenvolvimento intelectual e pessoal do aluno.

Dessa forma, por ser uma literatura rica em vários aspectos culturais, os cordéis podem fazer com que os alunos relembrem e fortaleçam fatos e valores da nossa cultura que foram esquecidos com o passar do tempo, além de fortalecer competências em outros aspectos.

E aí, nossas informações te ajudaram a esclarecer as dúvidas que tinha sobre a Literatura de Cordel? Se sim, e se você gostou do conteúdo, entre em nosso site e tenha acesso a vários cursos sobre Literatura Infantil, com certificados validados pelo MEC!

Compartilhar
©EDUCALINE BRASIL | CNPJ: 11.282.695/0001-68 | Todos os direitos reservados