Menu

Literatura 20/09/2022

As cores no desenvolvimento infantil

As cores no desenvolvimento infantil

Se você é professor(a), trabalha com a educação infantil e está em busca de novas atividades para desenvolver seus alunos, fique aqui que falaremos sobre o uso de cores para estimular o desenvolvimento infantil!

O uso de cores na educação infantil é algo que, em geral, funciona muito bem na maioria dos casos, principalmente se você utilizar de cores mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, que além de chamarem mais atenção das crianças, provocando a curiosidade, também têm comprovação de contribuírem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades.

As cores são ótimas ferramentas que as crianças podem utilizar para se expressar através de atividades de pintura, por exemplo. A própria escola também pode fazer uso das cores na sua estrutura, pintando as paredes de cores mais vibrantes e que influenciem o bom-humor dos alunos, assim como a sensação de felicidade.

Os benefícios das cores na Educação Infantil

Ok, mas quais são os benefícios de utilizar cores no processo de aprendizagem infantil?

Um dos principais benefícios em se trabalhar com o uso das cores, é que a maioria das crinças tem mais facilidade em diferenciar objetos, desenhos e outros tipos de materiais através delas, além de ser algo que ajuda muito na memorização. O professor pode montar todo um plano de aula utilizando diferentes cores que chamem a atenção da criança para o conteúdo e a deixe curiosa e empolgada. E o conteúdo nem precisa ser específico sobre cores ou envolver arte, só de utilizar algumas cores (e cores certas) na apresentação do conteúdo, já faz com que as crianças se interessem pelo o que estão aprendendo e também memorizem com mais facilidade.

Assim sendo, os benefícios do uso das cores na educação infantil estão, na memorização, empolgação e curiosidade das crianças em relação ao conteúdo.

Outros benefícios muito importantes também decorrem do uso das cores no processo de aprendizagem, entre eles a coordenação motora, concentração e coordenação dos olhos, noção de espaços e limites, associação entre outros.

Mas, como faço para aplicar o uso das cores?

Bom, se você ainda está na dúvida em como montar atividades que envolvem as cores para suas aulas, vamos dar agora algumas dicas para que sejá possível ter uma ideia de como fazer.

A primeira atividade possível para se trabalhar com as crianças em sala de aula são atividades de autoexpressão, com tinta, giz de cera e lápis de cor; peça para as crianças desenharem o que estão sentindo, ou simplesmente escreverem utilizando lápis coloridos.

A segunda sugestão é de fazer um mural coletivo sobre o conhecimento das cores, com diferentes materiais, desenhos e objetos;

A terceira e última dica são atividades que envolvam associação de cores a objetos e materiais, por exemplo, levar plantas para falar do verde e uvas para falar do roxo, por exemplo.

E aí, nossas dicas foram úteis? Se gostou, entre em nossa plataforma para ter acesso a vários cursos com conteúdo de educação infantil.

Compartilhar
©EDUCALINE BRASIL | CNPJ: 11.282.695/0001-68 | Todos os direitos reservados