Menu

Tendências 05/12/2022

Os benefícios da leitura

Os benefícios da leitura

Em um país como o Brasil, onde o hábito da leitura não é nem um pouco incentivado, a maioria das pessoas, quando pensa na ação de ler, não pensa de forma positiva. Muitos acham que a leitura, além de “chata” e difícil, em alguns casos, também é inútil. Mas você sabia que o hábito de leitura pode trazer inúmeros benefícios para sua vida? E que, na verdade, a leitura não é só pegar um livro ou um artigo e ler: toda ação de decodificação de signos – isto é, das palavras – já conta como leitura. Quer saber mais? Então continue acompanhando o texto!

Definindo a leitura

A leitura é uma atividade que se realiza individualmente, mas que se insere em um contexto social, envolvendo disposições atitudinais e capacidades que vão desde a decodificação do sistema de escrita até a compreensão e a produção de sentido para o texto lido.

Na alfabetização, então, abrange desde capacidades desenvolvidas no processo de alfabetização stricto sensu até capacidades que habilitam o aluno à participação ativa nas práticas sociais letradas que contribuem para o seu letramento.

Mas não é só para crianças que existem os benefícios da leitura, ainda que essa seja a faixa etária que mais lê no Brasil. Ela pode ser bastante enriquecedora na vida pessoal, acadêmica e profissional de adultos também.

Os benefícios:

Dentre os vários benefícios da leitura, podemos citar os 3 mais importantes:

  1. A diminuição de doenças neurodegenerativas

E isso porque, com o hábito de leitura, você ajuda seu corpo a diminuir os níveis do hormônio do estresse, que é muito prejudicial para a saúde tanto física quanto mental. Ao diminuir os níveis de estresse, você reduz também os riscos de desenvolver doenças psicológicas e neurodegenerativas, como Alzheimer.

  1. Expande o vocabulário

Este é um ponto muito importante para quem deseja ter um vocabulário amplo.

Ao ler, você se depara com diferentes pensamentos e ideias, que se expressam de diferentes formas. Ao manter o hábito da leitura, você acaba conhecendo diferentes tipos de escritas e, consequentemente, novas palavras, frases e expressões.

E este ponto é importante, pois, ter um bom e amplo vocabulário é benéfico não só para o desenvolvimento e crescimento pessoal, mas também profissional. Pessoas que se comunicam melhor costumam ter maior relevância nos meios que ocupam e em entrevistas de emprego.

  1. Estimula a criatividade

Por último, ao ler um livro, artigo e até uma matéria de jornal, somos levados, pela nossa mente, a tentar imaginar aquilo que estamos lendo, principalmente em conteúdos com muitos detalhes. E isso, é claro, faz com que nossa criatividade aumente.

Os livros de ficção são os melhores para desenvolver esse aspecto da criatividade, pois com seus personagens, marcas temporais e enredos muitas vezes cheios de elementos da fantasia, nosso cérebro, ao ler essas informações, as processa como se de fato as estivéssemos vivendo.

Portanto, o contato com a leitura de diferentes gêneros literários, principalmente a fantasia, faz com que nossa criatividade aumente e que fiquemos mais aptos a aceitar novas e diferentes realidades.

E aí, curtiu o conteúdo? Agora que você sabe os benefícios que a leitura traz, não deixe de conferir os outros textos do nosso blog e aumentar seu conhecimento!

Compartilhar
©EDUCALINE BRASIL | CNPJ: 11.282.695/0001-68 | Todos os direitos reservados