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Marketing 30/04/2024

Marketing Digital

As plataformas de mídia social tornaram-se tão integradas ao nosso cotidiano que é difícil lembrar de uma época sem elas. O surgimento do Orkut em 2004 foi um verdadeiro sucesso no Brasil, naquele momento muitos consideravam apenas uma tendência passageira, e poucos vislumbravam seu potencial comercial. Entretanto, os tempos mudaram e atualmente viver sem essas plataformas parece inimaginável. Para empresas, marcar presença nelas não é mais um diferencial, e sim uma necessidade, não basta apenas estar presente em uma plataforma; a excelência está em como utilizá-la.

Embora possa parecer conveniente adotar a mesma abordagem em todas as redes sociais, essa estratégia unificada pode não render os resultados esperados.

Existe um traço comum em todas as redes: tanto indivíduos quanto empresas buscam um local para expressar suas opiniões, compartilhar experiências e se conectar com outros. No entanto, a maneira como fazemos isso pode variar, afinal, cada plataforma tem suas peculiaridades, seja na demografia de seus usuários, nos objetivos primários ou no tipo de conteúdo que predomina.

Imagine que você tenha que divulgar sua empresa em diferentes canais, como televisão, rádio e impressos. Certamente, você adaptaria sua mensagem para cada meio, não é? Ele se aplica às redes sociais.

Em vez de pensar em uma estratégia genérica, é essencial considerar cada plataforma individualmente, seja Facebook, Twitter, Instagram ou outras.

Neste texto, exploraremos as nuances das plataformas de mídia social mais populares entre os brasileiros. Além disso, discutiremos a relevância do marketing digital nessas plataformas e como planejar uma abordagem eficaz e bem pensada.

O que é marketing nas redes sociais?

O marketing em redes sociais refere-se ao uso de plataformas digitais para promover produtos, serviços ou o próprio nome da empresa. Esse processo exige a elaboração e distribuição de conteúdo adaptado a cada plataforma específica, buscando envolver e conectar-se ao público desejado e cumprir metas de marketing.

As peculiaridades desse tipo de marketing envolvem a interação direta com o público, a habilidade de direcionar conteúdos a segmentos específicos e a chance de formar uma comunidade leal ao redor da marca.

Com as redes sociais aproximando indivíduos e estreitando laços entre empresas e clientes, é raro encontrar um empreendimento que não aproveite seu potencial, porém, se ainda não aderiu a essa tendência, ainda há tempo.

Essas plataformas facilitam a interação direta das empresas com seu público, estabelecendo uma conexão mais íntima e incentivando o engajamento. Com a presença de milhões de usuários conectados diariamente, a visibilidade que as redes sociais proporcionam às marcas é imensa.

Ao divulgar conteúdo pertinente e valioso, as empresas podem se posicionar como referências em suas áreas de atuação, além disso, as redes sociais têm o potencial de aumentar significativamente o tráfego no site da empresa, resultando em mais oportunidades de conversão.

Clientes satisfeitos frequentemente se transformam em defensores da marca, divulgando suas experiências positivas e endossando a empresa perante sua rede de contatos.

Qual é a importância das redes sociais para o marketing?

Quando se aborda o Marketing Digital na atualidade, muitos associam imediatamente às redes sociais. Plataformas como Instagram e Facebook introduziram um canal de comunicação inovador, com uma amplitude notável e que se distancia significativamente dos meios convencionais. A grande novidade é que, nestas plataformas, todos podem se expressar.

As interações contínuas e a liberdade de expressão intensificam o engajamento e as mensagens veiculadas por conhecidos carregam um peso de confiança, diferente de um anúncio publicitário com um objetivo comercial claro.

É rotineiro ver indivíduos compartilhando suas opiniões sobre produtos ou marcas, a escolha de mencionar uma empresa nas redes sociais não parte da marca, mas sim do público. E quando o fazem, têm autonomia para elogiar ou criticar. Diante desse cenário, marcas que buscam ampliar sua performance em marketing devem refinar sua presença digital.

Uma definição clássica de marketing sugere que seu propósito é perceber e suprir as demandas do mercado, essa perspectiva se encaixa harmoniosamente ao contexto das redes sociais.

Para compreender o cenário, as empresas precisam rastrear comentários sobre sua marca, seus produtos e até sobre a concorrência, expandir sua presença para as redes sociais pode também facilitar o diálogo direto com os usuários, permitindo que estes exponham suas expectativas e necessidades.

Oferecer produtos ou serviços de qualidade é o cerne de atender às demandas do mercado, todavia, ainda é possível servir ao público disponibilizando conteúdos valiosos através de suas redes sociais, fornecendo aos usuários os recursos necessários para disseminar sua mensagem.

Embora seja essencial considerar as especificidades de cada plataforma, é fundamental recordar que o público-alvo e a missão da empresa permanecem consistentes em todas elas.

Esta é a essência da comunicação estratégica: levar em conta todas as nuances ao planejar e implementar iniciativas, sempre tendo em vista um objetivo central vinculado ao DNA da marca. Independentemente da mensagem transmitida, é necesário manter a autenticidade.

À medida que as empresas exploravam seu nicho nas redes sociais, as plataformas evoluíram para capitalizar essa movimentação. A principal fonte de receita do Facebook, por exemplo, deriva dos recursos investidos por empresas em anúncios e publicações patrocinadas na plataforma.

Este domínio da publicidade pode parecer altamente técnico, com uma infinidade de métricas e práticas voltadas à maximização de resultados e ao acompanhamento de desempenho, este aspecto é benéfico, pois possibilita aprimorar investimentos e quantificar com exatidão o retorno sobre eles.

A questão se complica quando há uma superestimação dos aspectos quantitativos, deixando os aspectos qualitativos em segundo plano, problemas surgem quando métricas e insights sobre o comportamento dos usuários levam a inferências errôneas devido a análises superficiais.

Pense em uma situação em que uma marca divulga uma publicação que se torna viral, conquista uma avalanche de curtidas e atrai uma onda de novos seguidores.

Quantas dessas pessoas realmente conhecem o produto ou serviço dessa marca, já o consumiram, têm o potencial de consumir ou influenciar pessoas?

Existe um abismo entre a "métrica superficial" de curtidas e o genuíno engajamento. Engajamento autêntico se manifesta através de mensagens diretas, de indivíduos que realmente se conectam, comentam e compreendem a essência da marca, e que compartilham o conteúdo porque verdadeiramente se identificam com a mensagem. Em outras palavras, são interações significativas.

Analisar as estatísticas é, sem dúvida, fundamental, mas representa apenas uma fração da estratégia. Igualmente importante, ou talvez mais, é adotar uma abordagem estratégica para decifrar esses números e, consequentemente, tomar decisões embasadas.

Por vezes, a meta de uma empresa é direcionar tráfego para o site, aumentar as vendas online ou ampliar as visualizações de um vídeo, tais métricas são tão vitais quanto curtidas, comentários e compartilhamentos.

É essencial reconhecer que curtidas em conteúdos não alinhados à marca podem não ser tão valiosas e perceber que a estratégia em redes sociais não se trata apenas de produzir em massa, mas de comunicar sobre a empresa, seus produtos e sua filosofia de forma envolvente. O desafio é ainda mais acentuado para aqueles habituados a uma era de publicidade menos interativa, contrastando com o atual panorama, onde as redes sociais estabelecem um canal de diálogo direto com o público, transformando-o em participante ativo do processo, esse cenário clama por uma abordagem mais cuidadosa e transparente.

Uma certeza é que não existe uma receita única para atuar nas redes sociais, cada marca possui sua narrativa, contexto e objetivos, e a tática em tais canais deve respeitar estas nuance, antes de mergulhar na criação de conteúdo, é preciso estabelecer o propósito de cada perfil nas plataformas sociais, determinando posteriormente quais indicadores merecem monitoramento. O intuito pode ser cultivar relações, estabelecer um canal de suporte, gerar potenciais clientes, consolidar a marca, entre outros, o essencial é que essa meta esteja sincronizada com uma visão ampla, refletindo o verdadeiro propósito da marca.

Deve-se aproveitar o potencial das redes sociais no marketing do seu negócio, compreendendo a lógica e o propósito da estratégia, o próximo passo é se familiarizar com as principais plataformas sociais. Nesse processo, é preciso não basear sua escolha na sua experiência pessoal como usuário, em outras palavras, a plataforma que você mais gosta pode não ser a mais adequada para a estratégia de marketing da sua empresa.

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