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A importância da leitura.
Área de atuação: Alfabetização e Letramento

08
abr

Este curso para professores deseja ser um convite ao questionamento do ensino da leitura e da escrita e os problemas relativos à falta de interesse da literatura nas nossas escolas, investigando a importância da leitura na alfabetização. O presente material não tem pretensão de sanar todas as deficiências que a alfabetização enfrenta e nem sequer apresentar fórmulas definidas. O que se pretende é alertar o professor e oferecer alguns subsídios teóricos e práticos para enfrentar com mais segurança a alfabetização.

A escola é um espaço propício para a iniciação ao mundo letrado, devendo promover experiências significativas com a linguagem oral e a escrita, cuja função e responsabilidade é garantir a todas as crianças o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. O domínio da língua adquire importância, enquanto instrumento de comunicação e expressão de idéias, pensamentos, sentimentos, bem como de acesso às informações, construção de visões de mundo e produção de conhecimento.

Em relação ao papel fundamental da leitura e da escrita no desenvolvimento cultural da criança, pode-se dizer que ela tem ocupado lugar muito estreito na prática escolar. Ensina-se as crianças a ler e a escrever mecanicamente, mas não se estimula a ler com prazer e perceber a leitura e a escrita como meio de interação social.

Ensinar crianças, participar, mediar a aquisição da linguagem oral e escrita requer por parte do professor uma investigação de como a criança se apropria e elabora esse conhecimento. A escrita, embora sendo uma função social não é contudo uma prática comum a todos os indivíduos. O obstáculo mais severo para o desenvolvimento escolar está nas séries iniciais do ensino fundamental e a causa que fundamenta a retenção do aluno é a não aquisição das noções de leitura e escrita.

O compromisso com a criança e a qualidade do ensino é essencial, tornando possível a superação de inúmeros obstáculos. Esse compromisso não pode estar simplesmente ancorado no vazio, apoiado em bases não sólidas. Exige competência do professor e conhecimento teórico que embase o desenvolvimento de seu trabalho numa rica organização de técnica, conteúdo, atividade, didática e postura adotada. A combinação desses fatores eleva a qualidade da interação facilitando o processo.

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