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Curso para professores.
Curso on-line sobre Motivação Docente

07
mar

Aprender faz parte do ser humano. Seria impossível a sobrevivência do homem sem a aprendizagem. Quando um indivíduo para de aprender, põe em risco sua própria capacidade de viver, já que aprendizagem é a habilidade das pessoas mudarem para enfrentar as novas situações da vida, readaptando-se. A questão é que algumas vezes esse aprendizado encontra obstáculos, principalmente na vida escolar.

Diante desta situação a escola tem se preocupado com a aprendizagem dos alunos, em como motivá-los, em se criar formas para que os mesmos tenham mais interesse na educação escolar como um todo, mas parece que não se preocupam muito com um elemento essencial neste processo, o professor. Existem muitos estudos dando ênfase a motivação dos alunos, mas pouco se fala no professor, engrenagem de vital importância no ensino/aprendizagem, pois este exerce papel essencial nessa prática. Pouco se questiona como ele encontra disposição e forças para impulsionar os seus alunos na busca do saber, de onde retira entusiasmo para trabalhar com dedicação e compromisso.

Sabe-se que o ensino fundamenta-se na estimulação. Ensinar é, sobretudo, organizar as condições externas para que se processe a aprendizagem. Uma dessas condições é o educador. Para tanto existe a necessidade da formação continuada afim de despertar a consciência crítica acerca da educação e do papel exercido por ele na sociedade, levando em consideração os limites e possibilidades da sua ação educativa.

Portanto, considerar e/ou proporcionar a formação do educador é, sobretudo, criar condições para que o mesmo se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que exerce. É promover o desenvolvimento de uma atitude crítica sobre o mundo e sua prática educacional, uma vez que o docente certamente nunca estará definitivamente formado, pois que a sua preparação se faz no cotidiano, na mediação sobre a sua prática. Sua atualização ocorrerá pela reflexão constante acerca da atuação no processo educacional, compreendendo globalmente o seu objeto de ação.

A questão fundamental do problema a ser respondida é se de fato os professores estão desmotivados e o que os levou a essa situação. Falta de incentivo e reconhecimento dos professores faz com que ocorra uma desmotivação dos docentes para ensinar, baixando sua autoestima e diminuindo o engajamento nas ações pedagógicas, assim como a qualidade do ensino.

Levando-se em conta a problemática das consequências negativas que afetam o professor, onde educadores correm os riscos de esgotamento físicos ou mentais sob o efeito de dificuldades diversas associadas a seu trabalho, é preciso considerar que o universo educativo é cenário constante de criticas sociais, condições de incertezas e mudanças aceleradas que fazem parte da lista de exigências aparentemente sem fim e o abandono da profissão parece ser uma das consequências.

Professores que conseguem responder aos desafios, superar a pressão do contexto social e as dificuldades existentes no exercício da profissão saem fortalecidos e transformados de forma positiva, afetando-se menos e conseguindo visualizar conquistas e encarar problemas de forma criativa e perseverante.

A motivação é o fator principal neste processo, uma força que surge de dentro do indivíduo, ou seja, essa energia é inerente nos seres humanos. Diante de uma situação, podem realizar ou não uma ação na presença de um desafio.

Acreditamos que não exista uma fórmula mágica para motivar uma pessoa. A falta de motivação para exercer qualquer atividade pode ser desencadeada por vários fatores. No caso do professor, podemos apontar como causas a falta de recursos materiais, de espaços para o desenvolvimento das aulas, de apoio da escola, de disciplina de alguns alunos, de compromisso por parte de alguns docentes e os baixos salários.

Diante desses fatores é necessário a aplicação de técnicas de motivação, no intuito de promover a autoestima desse professor. É importante que cada caso seja visto individualmente, pois o que motiva um professor poderá não motivar o outro, tendo em vista que as pessoas são diferentes na sua forma de ser.

Sabemos que o professor é o elemento principal para a motivação dos alunos no processo ensino/aprendizagem e que existem poucos estudos na literatura sobre a sua motivação. Para motivar o aluno, o professor deverá estar motivado, e assim certamente irá melhorar o aprendizado, o convívio no ambiente escolar e o desempenho de todos.

 

 

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