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Curso on-line em educação.
Curso para professores em Ensino Religioso.

09
abr

O universo religioso e cultural é abrangente e complexo. Dentro desse mundo, a educação existe para formar e informar sobre as leis que regem os indivíduos e a sociedade. Religião e cultura são os elementos essenciais à formação da cidadania.

Os desafios inerentes à sociedade são inúmeros. Evidencia-se uma humanidade em crise existencial, tanto em suas relações grupais quanto organizacionais. Nesse universo a indagação inata dos indivíduos sobre a sua origem e ?destino? como SER humano tem se tornado, cada vez mais, causa de pertinentes angústias, desencadeando um processo de busca que parece não ter fim.

Entendendo o indivíduo como ser único, que necessita de formação integral em todas as áreas, a transcendência e a necessidade do conhecimento, que estabelecem relações entre si não pode passar despercebido pela Escola, pois pressupõe a formação do indivíduo em seu todo e voltada para a ação social consciente à mudança. Isto permite estabelecer uma relação com seu próximo, voltada para a solidariedade e respeito para com os outros.

O papel do educador é fundamental nesse processo, pois é ele quem irá estar em maior contato com o educando, necessitando ser capaz de articular a relação entre a teoria e a prática, a informação e o conhecimento, sendo o mediador da construção e elaboração do saber científico sistematizado no espaço escolar.

A escola tem por objetivo o ensino da compreensão e da realidade, baseando-se no conhecimento e na informação, com o objetivo de formar cidadãos dinâmicos e criativos. O exercício da cidadania torna o aluno e o professor mais compreensivos quanto à participação de modo consciente na sociedade, na qual questionarão comportamentos, atitudes e valores, cabendo ao professor o desenvolvimento do respeito mútuo e as regras básicas de convivência.

Para tanto é necessário que o docente possua conhecimentos específicos sobre as diversas áreas científicas, saiba transpor e articular teoria-prática didaticamente, de maneira coerente, numa postura gestora de cooperação em sala de aula. É necessário um aprimorar constante, a busca qualitativa de elementos teórico-práticos para que em sua vivência haja coerência de seus atos docentes.

Ao longo da história da educação, percebe-se uma preocupação quanto à formação dos professores para o Ensino Religioso. Não é fácil encontrar soluções, porque sua identidade está sendo definida. Além disto, há uma crença que o professor de Ensino Religioso não pode somente ter estudos acadêmicos, mas deve agrupar conteúdos específicos à área e a formação religiosa.

A relevância deste curso consiste em auxiliar a educação no que diz respeito a práticas pedagógicas mais eficazes para os professores de Ensino Religioso, que terão um material mais consistente que os auxiliará na preparação das aulas e atividades para as crianças. O conteúdo da disciplina Ensino Religioso é o fenômeno religioso e esse se mostra como a busca do ser humano à procura de transcendência, que englobaria tanto uma experiência pessoal, quanto uma experiência religiosa vivida em grupos, em comunidades ou pelas Tradições Religiosas.

O conhecimento religioso deve ficar ao lado de outros, colaborando para o aprofundamento da vida coletiva dos educandos e para a vivência da autêntica cidadania. Discutidos esses conhecimentos poderiam explicar o significado da existência humana. Integrariam, dentro de uma visão de totalidade, os vários níveis de conhecimento que são responsabilidade da escola: o sensorial, o intuitivo, o afetivo, o racional e também o religioso.

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