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A História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino

A partir de 2x de
R$ 14,50
sem juros

Total R$ 29,00
  • Certificado Credenciado MEC
  • Faculdade UNINA Portaria MEC - Nº 299 27 Dezembro 2012
  • Certificado Digital Assinatura Eletrônica Medida Provisória nº 2002 24 Agosto 2001
  • Conteúdo em PDF
  • Declaração Matrícula ao iniciar o curso
  • Declaração Conclusão ao finalizar o curso
  • Atividades participativas
  • Sem mensalidades
  • Certificado digital Com assinatura Eletrônica Registrado Receita federal
Certificação

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC 

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.

Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.

♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!

Clique na imagem para ampliar:

Frente

Verso

Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001. 

Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original. 

No certificado consta:

  • Número da Portaria:  MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
  • Emitidos pela Faculdade Unina.
  • Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
  • Nome completo do aluno, RG e CPF.
  • Número de matrícula do aluno.
  • Carga horária total.
  • Período de realização do curso.
  • Conteúdos trabalhados.
  • Número de registro do certificado.
  • Nota da Avaliação.
  • Frequência.
  • Nome do coordenador.
  • Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Nome do professor do curso.

Certificação válida para:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
  • Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
  • Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Válido como atividades complementares como horas extras.
  • Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se

Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:

  • Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
  • Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
  • Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
  • Escolha a forma de pagamento.
  • Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.

Como realizar seu curso:

  • O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
  • O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
  • Início imediato e sem mensalidades.
  • Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
  • Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
  • Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (5 horas dia).
  • Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
  • Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
  • Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
  • Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação

Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.

Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado.

Pagamento

O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.

O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado. 

Neste curso apresentaremos alguns temas e questões sobre a história da África, numa visão panorâmica. O que se pretende é informar sobre alguns dos principais aspectos e indicar caminhos para um maior aprofundamento do tema. Foram privilegiados tópicos que abrissem possibilidades de uma abordagem interdisciplinar nos currículos escolares e que tivessem relação com grandes questões da história geral e do Brasil.

Objetivo

Iremos sugerir alguns cuidados e caminhos a serem tomados pelos educadores brasileiros ao lidar com esta temática que, a partir da Lei 10.639/2003, estes conteúdos tornaram-se obrigatórios nos currículos escolares de estabelecimentos de ensino públicos e privados no nosso país. Esta lei, dirigida à Educação Básica, tem seus desdobramentos para a formação de professores no ensino superior expressos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Prazos
Carga Horária Período de Realização
8 horas 2 dias
20 horas 4 dias
30 horas 6 dias
40 horas 8 dias
60 horas 12 dias
90 horas 18 dias
120 horas 24 dias
180 horas 36 dias
250 horas 50 dias
300 horas 60 dias
320 horas 64 dias
360 horas 72 dias
380 horas 76 dias

A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação, Escolas e Universidades com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.

O prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela.

O curso pode ser finalizado no prazo mínimo de acordo com a carga horária conforme escolha do aluno. Os cursos são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso. 

Conteúdo

Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:

  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR NO DIA A DIA DA ESCOLA
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POSICIONAMENTO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
  • DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR NO DIA A DIA DA ESCOLA
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • MUDANÇAS NA FORMA DE PENSAR DOS PROFESSORES
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • IMPACTOS CAUSADOS À ESCOLA
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POSICIONAMENTO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
  • DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR NO DIA A DIA DA ESCOLA
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
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  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
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  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
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  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
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  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • PERÍODO PARA ABORDAGEM DO TEMA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • MUDANÇAS EFETUADAS NO ENSINO DA HISTÓRIA
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  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
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  • POSICIONAMENTO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
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  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR
  • ÁFRICA O BERÇO DA HUMANIDADE
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • PERÍODO PARA ABORDAGEM DO TEMA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • MUDANÇAS EFETUADAS NO ENSINO DA HISTÓRIA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • MUDANÇAS NA FORMA DE PENSAR DOS PROFESSORES
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • IMPACTOS CAUSADOS À ESCOLA
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POSICIONAMENTO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
  • DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR NO DIA A DIA DA ESCOLA
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO (VÍDEO)
  • DIFERENÇAS ÉTNICAS EXISTENTE NA SOCIEDADE
  • ÁFRICA NA HISTÓRIA DO BRASIL
  • HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • A NOSSA HERANÇA AFRICANA
  • RELACIONAMENTO DOS ALUNOS
  • CONHECENDO A ÁFRICA
  • INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR
  • ÁFRICA O BERÇO DA HUMANIDADE
  • ÁFRICA E O PROCESSO DE EVOLUÇÃO HUMANA
  • PERÍODO PARA ABORDAGEM DO TEMA
  • SOCIEDADES AFRICANAS E SUAS TRADIÇÕES ORAIS
  • HISTÓRIA ANTIGA DA ÁFRICA
  • MUDANÇAS EFETUADAS NO ENSINO DA HISTÓRIA
  • TERMOS LINGUÍSTICOS
  • A RELIGIÃO ISLÂMICA
  • A LEI 10639/03 E SEUS DESDOBRAMENTOS
  • MUDANÇAS NA FORMA DE PENSAR DOS PROFESSORES
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE RAÇA, ETNIA E RACISMO
  • ORIGEM DO RACISMO
  • PROCESSO HISTÓRICO DO RACISMO
  • RACISMO E SEUS SUBPRODUTOS
  • TIPOS DE RACISMO
  • AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA SUPERAR O RACISMO
  • O AFROCENTRISMO
  • COMPREENDENDO O AFROCENTRISMO
  • DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (VÍDEO)
  • OS SABERES HISTÓRICOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
  • IMPACTOS CAUSADOS À ESCOLA
  • MEDIAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO SOBRE A ÁFRICA
  • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • POSSIBILIDADES DE TRABALHO EM SALA DE AULA
  • OS ESTUDOS AFRICANOS NA LDB E NOS PCNS
  • POSICIONAMENTO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA
  • DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR NO DIA A DIA DA ESCOLA
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA
  • A PEDAGOGIA DAS AFRICANIDADES
  • TEORIAS TRABALHADAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
  • A DIVERSIFICAÇÃO DA ABORDAGEM NA HISTÓRIA
  • AÇÕES EFICAZES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMA
  • METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO, DESAFIOS PERMANENTES
  • O OLHAR SOBRE A IDENTIDADE NEGRA
  • O ENSINO ESCOLAR DA HISTÓRIA DA ÁFRICA
  • EDUCAÇÃO, IDENTIDADES NEGRAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • O CORPO COMO EXPRESSÃO NEGRA
  • CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO PROFESSOR
  • RESSIGNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
  • ESCOLAS VOLTADAS PARA A IGUALDADE
  • COMBATE AS DESIGUALDADES
  • AS DIFICULDADES DA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 (VÍDEO)
  • REDUÇÃO DE PRECONCEITO
  • O PAPEL ESCOLAR NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO
  • EQUIDADE PEDAGÓGICA
  • CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES DE DIVERSAS DISCIPLINAS
  • A VIABILIZAÇÃO DA ESTRUTURA ESCOLAR
  • TRABALHANDO COM RÓTULOS
  • RAÇA, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
  • CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS
  • PLANEJAMENTO ESCOLAR E DE ENSINO
  • OBJETIVOS EDUCACIONAIS DE ACORDO COM O TEMA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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