Certificação
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.
Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.
♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!
Clique na imagem para ampliar:
Frente
.jpg)
Verso
.jpg)
Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001.
Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original.
No certificado consta:
- Número da Portaria: MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
- Emitidos pela Faculdade Unina.
- Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
- Nome completo do aluno, RG e CPF.
- Número de matrícula do aluno.
- Carga horária total.
- Período de realização do curso.
- Conteúdos trabalhados.
- Número de registro do certificado.
- Nota da Avaliação.
- Frequência.
- Nome do coordenador.
- Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Nome do professor do curso.
Certificação válida para:
- Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
- Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
- Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
- Válido como atividades complementares como horas extras.
- Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se
Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:
- Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
- Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
- Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
- Escolha a forma de pagamento.
- Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.
Como realizar seu curso:
- O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
- O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
- Início imediato e sem mensalidades.
- Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
- Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
- Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (5 horas dia).
- Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
- Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
- Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
- Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação
Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.
Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado.
Pagamento
O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.
O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado.
Nesse curso de Arte-Educação na Aprendizagem iremos abordar que o ensino de artes deve ser tratado como uma disciplina tão importante quanto às demais, pois através desta, se possibilita a interpretação das diversas linguagens ao nosso redor e a manifestação dos sentimentos por meio de representações como: símbolos, gestos, desenhos, pinturas, dança, música, teatro e outras mais. A arte desempenha um papel vital na educação dos alunos, pois através de um desenho, uma escultura ou uma dramatização de uma situação, o aluno transmite parte de si mesmo, nos mostra como sente, como pensa e como compreende o mundo.
Iremos estabelecer algumas reflexões e questionamentos durante o curso, pois o Ensino da Arte é um caminho agradável, convidativo e imaginário para os alunos nas mais variadas áreas de sua linguagem: artes visuais, teatro, dança, música e literatura. Então, cabe ao professor, entender a real função da arte como disciplina educativa, e utilizar desses recursos que a arte possibilita, para efetivamente trabalhar com seus educandos de forma contextualizada. Sendo que a vivência artística influenciará no modo como o aluno aprende, como ela se comunica e como faz a história no seu contexto.
Objetivo
O objetivo do curso de Arte-Educação na Aprendizagem procura unir a arte com outras disciplinas afim de proporcionar a aprendizagem de maneira lúdica e prazerosa para a criança. Dessa maneira, inserindo a arte no processo de ensino/aprendizagem, a criança irá aprender brincando e terá prazer de participar desses momentos.
A arte-educação faz com que a criança aprenda de maneira significativa, ou seja, não decorando ou simplesmente reproduzindo o conteúdo abordado em sala de aula pelo professor. O educador por meio da arte-educação, irá superar as metodologias conservadoras que levam o educando a ser um reprodutor do conhecimento, pois é pela arte-educação que o aluno estará participando do processo de construção da sua aprendizagem.
Prazos
Carga Horária |
Período de Realização |
20 horas |
4 dias |
30 horas |
6 dias |
40 horas |
8 dias |
60 horas |
12 dias |
90 horas |
18 dias |
120 horas |
24 dias |
180 horas |
36 dias |
250 horas |
50 dias |
300 horas |
60 dias |
320 horas |
64 dias |
350 horas |
70 dias |
A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação e órgãos responsáveis com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma, os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.
O prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela. O conteúdo é liberado para estudos em 3 fases de acordo com as cargas horárias.
O curso pode ser finalizado no prazo mínimo, de acordo com a carga horária, conforme escolha do aluno. Os cursos são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso.
Conteúdo
Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- CAUSAS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- OBJETIVOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- CAUSAS DO DESINTERESSE DO ALUNO
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- CAUSAS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- DIVERSIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- DIFICULDADE APRESENTADAS PELOS ALUNOS
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- OBJETIVOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- CAUSAS DO DESINTERESSE DO ALUNO
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- CAUSAS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- PRINCÍPIOS DE DISCIPLINARIDADE
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- ABORDAGEM DO CONTEÚDO
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- DIVERSIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- DIFICULDADE APRESENTADAS PELOS ALUNOS
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- OBJETIVOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- CAUSAS DO DESINTERESSE DO ALUNO
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- CAUSAS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO
- CURRÍCULO BÁSICO COMUM DE ARTE
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC
- METODOLOGIA DO ENSINO
- CONTEXTUALIZAÇÃO DA ARTE E A CRIANÇA
- ARTE COMO ÁREA DO CONHECIMENTO
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- ARTE E EDUCAÇÃO
- ENSINO DE ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR
- PRINCÍPIOS DE DISCIPLINARIDADE
- DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
- CONCEPÇÃO DE ARTE
- ABORDAGEM DO CONTEÚDO
- TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DE ARTE
- A ARTE NA EDUCAÇÃO
- IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS
- A ARTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
- ARTE EDUCAÇÃO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
- DIVERSIFICANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
- A ARTE COMO LINGUAGEM EXPRESSIVA
- PROPOSTA TRIANGULAR DA ARTE
- DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR
- ARTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
- DISCIPLINA DE ARTES NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- DIFICULDADE APRESENTADAS PELOS ALUNOS
- ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO
- COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
- A ARTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS
- O PAPEL DO EDUCADOR AO ENSINAR ARTE
- REFLEXÃO SOBRE A PEDAGOGIA ATUAL
- FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
- A METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ARTE
- O PROFESSOR E ALUNO NO ESPAÇO DE ARTES
- OBJETIVOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM
- A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES NA FORMAÇÃO HUMANA
- ARTE NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- CAUSAS DO DESINTERESSE DO ALUNO
- AS LINGUAGENS DA ARTE
- ARTES VISUAIS E A PEDAGOGIA DE PROJETOS
- CAUSAS QUE DIFICULTAM O APRENDIZADO
- O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO FONTE APRENDIZAGEM
- DESAFIOS DO FAZER PEDAGÓGICO
- RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NAS AULAS
- TIPOS DE AVALIAÇÃO
- O TRABALHO COM A ARTE NA ESCOLA
- O TEATRO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA
- DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
- O BRINCAR E O TEATRO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
- OS CONTEÚDOS DO ENSINO DE ARTES
- TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
- PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES
- CONTEÚDOS PARA AS AULAS DE ARTES
- RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA ARTE
- ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NA EJA
- ARTES VISUAIS MAIS UTILIZADAS NAS ESCOLAS
- MEDIAÇÃO DO PROFESSOR
- O EDUCADOR COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS
- AUTOAVALIAÇÃO DO PROFESSOR
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO E O ENSINO DE ARTE
- O ESTÉTICO NA ARTE EDUCAÇÃO
- A ARTE COMO DESENVOLVIMENTO PESSOAL
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS