Menu

A partir de 3x de
R$ 16,33
sem juros

Total R$ 49,00
  • Certificado Credenciado MEC
  • Faculdade UNINA Portaria MEC - Nº 1.327 17 novembro 2016
  • Certificado Digital Assinatura Eletrônica Medida Provisória nº 2002 24 Agosto 2001
  • Salve seu conteúdo em PDF
  • Declaração Matrícula ao iniciar o curso
  • Declaração Conclusão ao finalizar o curso
  • Atividades participativas
  • Sem mensalidades
Certificação

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC 

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.

Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.

♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!

Clique na imagem para ampliar:

Frente

Verso

Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001. 

Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original. 

No certificado consta:

  • Número da Portaria:  MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
  • Emitidos pela Faculdade Unina.
  • Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
  • Nome completo do aluno, RG e CPF.
  • Número de matrícula do aluno.
  • Carga horária total.
  • Período de realização do curso.
  • Conteúdos trabalhados.
  • Número de registro do certificado.
  • Nota da Avaliação.
  • Frequência.
  • Nome do coordenador.
  • Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Nome do professor do curso.

Certificação válida para:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
  • Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
  • Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Válido como atividades complementares como horas extras.
  • Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se

Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:

  • Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
  • Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
  • Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
  • Escolha a forma de pagamento.
  • Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.

Como realizar seu curso:

  • O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
  • O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
  • Início imediato e sem mensalidades.
  • Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
  • Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
  • Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (5 horas dia).
  • Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
  • Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
  • Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
  • Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação

Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.

Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado.

Pagamento

O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.

O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado. 

O curso Metodologia do Ensino da Química irá abordar a quebra do paradigma, que visa o método tradicional, na qual o professor é o detentor do conhecimento e experiências, sendo motivo para muitas discussões e cabe aos profissionais da área de Química, a conscientização e a transformação de uma mudança nesse processo ensino/aprendizagem, bem como auxiliar a melhoria da prática educativa, objetivando fornecer subsídios teórico-metodológicos para uma prática mais efetiva dos professores de Química. 

E é nesse ponto que percebemos a grande importância em se estudar Química. Esta ciência, como todas as outras, possibilita-nos conhecer melhor o ambiente no qual vivemos e as novas descobertas científicas que afetam diretamente ou indiretamente nossas vidas. Os conhecimentos químicos auxiliam o ser humano a fazer um melhor aproveitamento dos materiais e a viver melhor, sem prejudicar nem destruir o meio ambiente.

Objetivo

O curso tem por objetivo abordar a disciplina de Química a fim de que a aprendizagem seja mais eficiente possível. O estudo da química é sempre um desafio, pois os alunos têm dificuldades em entender como as propriedades químicas se relacionam e acabam achando que o melhor caminho é memorizar as informações que julgam importantes, o que na maioria das vezes gera desinteresse pelo conteúdo.

Cabe aos profissionais da área de Química, a conscientização e a transformação de uma mudança no processo ensino-aprendizagem, bem como auxiliar a melhoria da prática educativa, objetivando fornecer subsídios teórico-metodológicos para uma prática mais efetiva dos professores.

 

Prazos
Carga Horária Período de Realização
30 horas 6 dias
40 horas 8 dias
60 horas 12 dias
90 horas 18 dias
120 horas 24 dias
160 horas 32 dias
180 horas 36 dias
200 horas 40 dias
250 horas 50 dias
300 horas 60 dias
320 horas 64 dias
340 horas 68 dias
350 horas 70 dias

A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação e órgãos responsáveis com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma, os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.

O prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela. O conteúdo é liberado para estudos em 3 fases de acordo com as cargas horárias.

O curso pode ser finalizado no prazo mínimo, de acordo com a carga horária, conforme escolha do aluno. Os cursos são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso.

Conteúdo

Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:

  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • EXPLORANDO A TECNOLOGIA
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • INDAGAÇÕES CIENTÍFICAS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • A METODOLOGIA MAIS FAVORÁVEL
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • DA AUTONOMIA ÀS PRÁTICAS
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • EXPLORANDO A TECNOLOGIA
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • INDAGAÇÕES CIENTÍFICAS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO HÍBRIDO PERSONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO (VÍDEO)
  • CONSTATANDO O APRENDIZADO EM PBL
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • AMBIENTE VIRTUAL VS LABORATÓRIO
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • A METODOLOGIA MAIS FAVORÁVEL
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • DA AUTONOMIA ÀS PRÁTICAS
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • EXPLORANDO A TECNOLOGIA
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • INDAGAÇÕES CIENTÍFICAS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • A CIÊNCIA COMO ALICERCE DO CONHECIMENTO
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • O PORQUÊ DAS AULAS PRÁTICAS EM QUÍMICA
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO HÍBRIDO PERSONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO (VÍDEO)
  • CONSTATANDO O APRENDIZADO EM PBL
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • AMBIENTE VIRTUAL VS LABORATÓRIO
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • A METODOLOGIA MAIS FAVORÁVEL
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • DA AUTONOMIA ÀS PRÁTICAS
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • EXPLORANDO A TECNOLOGIA
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • INDAGAÇÕES CIENTÍFICAS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • O ENSINO DE QUÍMICA HOJE
  • OBJETIVOS DO ENSINO DE QUÍMICA
  • CONTEÚDO E O COTIDIANO DO ALUNO
  • PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
  • DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  • QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS
  • A CIÊNCIA COMO ALICERCE DO CONHECIMENTO
  • METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
  • O USO DOS JOGOS
  • COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE (VÍDEO)
  • ENSINO INVESTIGATIVO
  • AS METODOLOGIAS ATIVAS
  • O PORQUÊ DAS AULAS PRÁTICAS EM QUÍMICA
  • TICs NO ENSINO DE QUÍMICA
  • SALA DE AULA INVERTIDA
  • ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
  • ENSINO HÍBRIDO PERSONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO (VÍDEO)
  • CONSTATANDO O APRENDIZADO EM PBL
  • ENSINO POR MEIO DE PROJETOS
  • O USO DO LABORATÓRIO
  • AMBIENTES VIRTUAIS
  • AMBIENTE VIRTUAL VS LABORATÓRIO
  • METODOLOGIA CENTRADA NA FUNCIONALIDADE
  • A MÚSICA COMO METODOLOGIA
  • A METODOLOGIA MAIS FAVORÁVEL
  • TEMAS TRANSVERSAIS
  • EXPERIMENTAÇÃO EM SALA DE AULA
  • INTERAÇÃO ENTRE PARES
  • A AVALIAÇÃO DEVE SER REPENSADA
  • ESTUDO DE CASO NAS AULAS DE QUÍMICA
  • DA AUTONOMIA ÀS PRÁTICAS
  • SOFTWARES EDUCATIVOS LIVRES
  • O ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS
  • DESENHOS ANIMADOS
  • EXPLORANDO A TECNOLOGIA
  • ABORDAGEM COOPERATIVA
  • DOS RESULTADOS OBTIDOS COM AC
  • A ESCOLHA DA TÉCNICA
  • QUAL QUÍMICA ENSINAR
  • A QUÍMICA NOS SABERES: RELATOS EXPERIMENTAIS
  • INDAGAÇÕES CIENTÍFICAS
  • A TEORIA DA PRÁTICA
  • PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA
  • TÉCNICAS DE ESTUDO (VÍDEO)
  • OS OBSTÁCULOS PARA O PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
  • A PROBLEMATIZAÇÃO E DIFICULDADES NO ENSINO DE QUÍMICA
  • COMPETÊNCIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
  • QUESTIONAMENTOS EM AULAS DE QUÍMICA
  • UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES
  • O ENSINO DE QUÍMICA E A FUNÇÃO DO EDUCADOR
  • FUNÇÃO PEDAGÓGICA
  • O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA
  • A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA DO COTIDIANO
  • UNINDO A METODOLOGIA AO TEMA
  • CARACTERIZAÇÃO DA QUÍMICA
  • A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
  • SUJEITO PESQUISADOR
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA
  • CONTEXTUALIZAÇÕES DE CONHECIMENTOS
  • O PORQUÊ DAS MUDANÇAS DE METODOLOGIA
  • A UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cursos Relacionados

Consulte seu Certificado

©EDUCALINE BRASIL | Todos os direitos reservados