Carga Horária
Selecione abaixo a carga horária desejada
Certificação
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.
Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.
♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!
♦ Os certificados dos cursos de Direito não são emitidos pela Faculdade Unina, somente pela Educaline.
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Frente
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Verso
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Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001.
Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original.
No certificado consta:
- Número da Portaria: MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
- Emitidos pela Faculdade Unina.
- Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
- Nome completo do aluno, RG e CPF.
- Número de matrícula do aluno.
- Carga horária total.
- Período de realização do curso.
- Conteúdos trabalhados.
- Número de registro do certificado.
- Nota da Avaliação.
- Frequência.
- Nome do coordenador.
- Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Nome do professor do curso.
- Tutoria on-line
Certificação válida para:
- Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
- Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
- Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
- Válido como atividades complementares como horas extras.
- Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se
Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:
- Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
- Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
- Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
- Escolha a forma de pagamento.
- Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.
Como realizar seu curso:
- O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
- O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
- Início imediato e sem mensalidades.
- Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
- Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
- Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (6 horas dia).
- Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
- Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
- Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
- Tutoria on-line.
- Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação
Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.
Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado. Oferecemos toda a assessoria durante a realização do curso através da nossa tutoria on-line.
Pagamento
O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito, PIX ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.
O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado.
A Merendeira Escolar tem um papel fundamental na qualidade da merenda que será oferecida aos alunos. Além de ser responsável em oferecer refeições bem preparadas e sem riscos para a saúde, a Merendeira pode ser capacitada para se tornar uma excelente educadora alimentar, junto com os professores da escola.
Ao preparar e servir a merenda, esse importante profissional pode ajudar a orientar os alunos na formação de bons hábitos alimentares. Para o bom desempenho da sua função, a Merendeira deve cuidar da sua saúde e sua aparência e ter sempre em mente seus deveres.
Objetivo
Este curso tem por objetivo esclarecer às profissionais Merendeiras e despertar o incentivo à educação alimentar, ambiental, sanitária e a servir-se dela como instrumento na prática, no processo ensino/aprendizagem, bem como, oportunizar a formação de cidadãos responsáveis e atuantes na comunidade em que vivem.
Outro objetivo é reforçar as relações com a higiene pessoal e para a manipulação de alimentos, buscando valorizar sempre a saúde e o bem-estar do aluno. A educação se faz com um conjunto de fatores. Dentro da nossa realidade educacional, a MERENDA ainda é um grande motivador para que o aluno frequente a escola. Então, é importante que esse serviço tenha uma boa qualidade e, para isso, as Merendeiras precisam estar conscientizadas acerca da realização de um trabalho mais humano junto a esses alunos.
Prazos
Carga Horária |
Período de Realização |
360 horas |
60 dias |
350 horas |
58 dias |
320 horas |
53 dias |
300 horas |
50 dias |
250 horas |
41 dias |
210 horas |
35 dias |
180 horas |
30 dias |
120 horas |
20 dias |
60 horas |
10 dias |
30 horas |
5 dias |
20 horas |
3 dias |
A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação e órgãos responsáveis com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma, os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.
Para os cursos de Educação, o prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela. O conteúdo é liberado para estudos em 3 fases de acordo com as cargas horárias.
O curso pode ser finalizado no prazo mínimo, de acordo com a carga horária, conforme escolha do aluno. Os cursos na área educacional são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso.
Conteúdo
Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- EFEITOS DE UMA ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- OPÇÕES DE REFEIÇÕES NAS ESCOLAS
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- ADESÃO SIGNIFICATIVA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- ESCOLA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- EFEITOS DE UMA ALIMENTAÇÃO DESEQUILIBRADA
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- OPÇÕES DE REFEIÇÕES NAS ESCOLAS
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- ADESÃO SIGNIFICATIVA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- ESCOLA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- OPÇÕES DE REFEIÇÕES NAS ESCOLAS
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- ADESÃO SIGNIFICATIVA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- ESCOLA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- ESCOLA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- ARMAZENAMENTO DOS ALIMENTOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS PARA O PREPARO DOS ALIMENTOS
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE PESSOAL
- CONHECENDO OS TERMOS HIGIENE, LIMPEZA E DESINFECÇÃO
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- AMBIENTE DE TRABALHO ADEQUADO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- CONDIÇÕES DE HIGIENE DE COZINHA E REFEITÓRIOS
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- DIFICULDADES ENCONTRADAS NO COTIDIANO ESCOLAR
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- FUNÇÕES DIÁRIAS DA MERENDEIRA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- COMPORTAMENTO ADEQUADO NO AMBIENTE DE TRABALHO
- REGRAS DE CONVIVÊNCIA
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ASPECTOS RELEVANTES NO CONTEXTO DO TRABALHO
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- O PRAZER DE SER MERENDEIRA (VÍDEO)
- INTRODUÇÃO
- ESTABELECENDO UM BOM RELACIONAMENTO PESSOAL
- ATRIBUIÇÕES DA MERENDEIRA ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA
- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO AMBIENTE ESCOLAR
- ALIMENTAÇÃO NAS DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
- DOENÇAS RELACIONADAS A MÁ ALIMENTAÇÃO
- A ESCOLA PROMOVENDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
- CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS
- RECUPERAR HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ALIMENTAÇÃO
- CONSUMO ALIMENTAR NA ESCOLA
- O EDUCADOR ESTIMULANDO NOVOS HÁBITOS ALIMENTARES
- CONTAMINAÇÃO DOS ALIMENTOS
- CONTAMINAÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
- CONTAMINAÇÃO FÍSICA
- DOENÇAS TRANSMITIDAS PELOS ALIMENTOS
- CUIDADOS COM A ÁGUA
- CUIDADOS COM O LIXO
- COMO MANTER O LOCAL DE TRABALHO
- REGRAS DE HIGIENE
- HIGIENE PESSOAL DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
- HIGIENE CORRETA DAS MÃOS
- HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
- HIGIENE DO AMBIENTE, UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS
- HIGIENE NA PRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO
- HIGIENE DOS EQUIPAMENTOS E A UTILIZAÇÃO CORRETA
- FALHAS NA HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR
- ARMAZENAMENTO E REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
- UTILIZAÇÃO DE RECEITAS
- TERMOS CULINÁRIOS
- COZINHA ESCOLAR
- ORGANIZAÇÃO DA COZINHA
- COMO EVITAR ACIDENTES
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS