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sem juros

Total R$ 39,00
  • Certificado Credenciado MEC
  • Faculdade UNINA Portaria MEC - Nº 299 27 Dezembro 2012
  • Certificado Digital Assinatura Eletrônica Medida Provisória nº 2002 24 Agosto 2001
  • Salve seu conteúdo em PDF
  • Declaração Matrícula ao iniciar o curso
  • Declaração Conclusão ao finalizar o curso
  • Atividades participativas
  • Sem mensalidades
Certificação

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC 

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.

Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.

♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!

Clique na imagem para ampliar:

Frente

Verso

Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001. 

Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original. 

No certificado consta:

  • Número da Portaria:  MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
  • Emitidos pela Faculdade Unina.
  • Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
  • Nome completo do aluno, RG e CPF.
  • Número de matrícula do aluno.
  • Carga horária total.
  • Período de realização do curso.
  • Conteúdos trabalhados.
  • Número de registro do certificado.
  • Nota da Avaliação.
  • Frequência.
  • Nome do coordenador.
  • Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Nome do professor do curso.

Certificação válida para:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
  • Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
  • Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Válido como atividades complementares como horas extras.
  • Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se

Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:

  • Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
  • Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
  • Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
  • Escolha a forma de pagamento.
  • Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.

Como realizar seu curso:

  • O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
  • O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
  • Início imediato e sem mensalidades.
  • Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
  • Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
  • Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (5 horas dia).
  • Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
  • Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
  • Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
  • Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação

Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.

Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado.

Pagamento

O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.

O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado. 

No curso Atuação do Professor no Berçário é direcionado para educadores e profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos no cotidiano da sala de aula do Berçário, por esse motivo destacamos que o berçário é a base da educação infantil, deve ser realizado um trabalho completo, que abranja todas as necessidades da criança, proporcionando às crianças seu desenvolvimento humano.

Diante do que foi exposto, entendemos que para haver a oferta de uma educação de qualidade nas salas infantis, se faz necessário uma formação de qualidade para os profissionais estarem atuando junto às turmas de berçário. As escolas de Educação Infantil têm sido uma escolha cada vez mais frequente das famílias, devido as mudanças sociais. Assim, torna-se essencial pensar na qualidade do cuidado e do ensino que se tem oferecido aos bebês no contexto da Educação Infantil, tendo em vista que cada vez mais bebês passam grande parte do dia nas creches.

Compreendemos que todas as fases de desenvolvimento de uma criança são importantes, mas não podemos negar que é nos primeiros meses de vida, início de seu desenvolvimento, que ela deve ter contato com um bom profissional, pois é o bom desenvolvimento desse trabalho que possibilitará um posterior desenvolvimento integral das crianças que frequentarem essas turmas de berçário. 

Objetivo

O curso tem por objetivo auxiliar os professores do berçário e outros profissionais, através de um conteúdo prático e informativo, identificando as necessidades das crianças em situações de berçário, diante disso abordamos vários aspectos considerados importantes durante o processo de aprendizagem e integração entre os bebês e os professores, fazendo com que ampliem sua visão de mundo e estabeleçam suas relações através de suas descobertas e oportunidades de interação.

Destacamos também a necessidade de valorizar as práticas de cuidados básicos como um fazer legítimo do profissional da Educação Infantil, não apenas pela dependência do bebê, mas pela importância deste cuidado para o desenvolvimento emocional saudável da criança, o qual garante as bases necessárias para suas aprendizagens futuras.

Prazos
Carga Horária Período de Realização
20 horas 4 dias
30 horas 6 dias
60 horas 12 dias
120 horas 24 dias
180 horas 36 dias
250 horas 50 dias
300 horas 60 dias
320 horas 64 dias
360 horas 72 dias
380 horas 76 dias
400 horas 80 dias

A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação, Escolas e Universidades com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.

O prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela.

O curso pode ser finalizado no prazo mínimo de acordo com a carga horária conforme escolha do aluno. Os cursos são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso. 

Conteúdo

Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:

  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • TRABALHANDO COM DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • OPÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • TRABALHANDO COM DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO BERÇÁRIO
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • OPÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • ATIVIDADES EM DESTAQUE NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • TRABALHANDO COM DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO BERÇÁRIO
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO BERÇÁRIO
  • APOIO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • OPÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • ATIVIDADES EM DESTAQUE NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
  • O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL
  • O NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL (VÍDEO)
  • CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • TRABALHO PEDAGÓGICO DOS GESTORES
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • CONCEITOS RELATIVOS AO CUIDAR E EDUCAR
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • TRABALHANDO COM DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
  • INTERAÇÕES COM OS BEBÊS
  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO BERÇÁRIO
  • O BRINQUEDO COMO OBJETO DE INTERAÇÃO
  • PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO BERÇÁRIO
  • APOIO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL DE QUATRO À DEZOITO MESES
  • OPÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
  • ATIVIDADES EM DESTAQUE NO BERÇÁRIO
  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
  • VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • AS BRINCADEIRAS NA SOCIALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
  • TRABALHANDO COM SITUAÇÕES DE AGRESSIVIDADE
  • ENFRENTANDO DESAFIOS NAS TURMAS DE BERÇÁRIOS
  • PROCEDIMENTOS NO HORÁRIO DE SAÍDA
  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
  • CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS
  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
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  • PAPEL DO EDUCADOR INFANTIL
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
  • TIPOS DE PERSONALIDADE (VÍDEO)
  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
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  • CONTRIBUIÇÕES PARA A ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • ESTRUTURA FÍSICA ADEQUADA
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  • ABORDAGEM HISTÓRICA DA INFÂNCIA
  • CONCEPÇÃO SOBRE A INFÂNCIA
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS PROCESSOS PSICOLÓGICOS
  • TRABALHO PEDAGÓGICO DOS GESTORES
  • LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA O BERÇÁRIO
  • DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • CONCEITOS DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • CONCEITOS RELATIVOS AO CUIDAR E EDUCAR
  • O ESPAÇO DO BERÇÁRIO COMO AMBIENTE PEDAGÓGICO
  • AÇÃO PEDAGÓGICA NO BERÇÁRIO
  • ALGUNS EIXOS DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO BERÇÁRIO
  • TRABALHANDO COM DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS
  • A AFETIVIDADE E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
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  • APOIO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
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  • OPÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR
  • COMO ATUAR NO BERÇÁRIO
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  • CUIDADOS QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM ADOTAR
  • CUIDADOS COM AS CRIANÇAS
  • AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
  • ADAPTAÇÃO DA CRIANÇA NA ESCOLA
  • RECEPÇÃO DA CRIANÇA NA SALA DE AULA
  • DIFERENÇAS ENTRE CUIDAR E EDUCAR
  • ALIMENTAÇÃO DOS BEBÊS
  • HIGIENE E CUIDADOS CORPORAIS BÁSICOS
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS (VÍDEO)
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  • MOMENTO DO SONO E REPOUSO DAS CRIANÇAS
  • AS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
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  • PERCEPÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO NO BERÇÁRIO
  • ATENÇÃO E CUIDADOS AO ORGANIZAR AS BRINCADEIRAS
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  • COMUNICAÇÃO ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS
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  • HABILIDADES DAS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ADAPTAÇÃO DOS BEBÊS NA ESCOLA
  • QUESTIONAMENTOS ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
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  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
  • PLANEJAMENTO DA ROTINA NO BERÇÁRIO
  • PRIMEIROS SOCORROS
  • PROCEDIMENTOS DIANTE DE ACIDENTES OCORRIDOS NA ESCOLA
  • RESOLVENDO CONFLITOS DENTRO DA ESCOLA
  • DICAS SOBRE RELACIONAMENTO INTERPESSOAL (VÍDEO)
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  • CONDUTA DO PROFESSORES NA PRESENÇA DE ENFERMIDADES
  • RELAÇÃO DA ESCOLA COM A FAMÍLIA
  • MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
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