Menu

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

A partir de 3x de
R$ 48,33
sem juros

Total R$ 145,00
  • Certificado Credenciado MEC
  • Faculdade UNINA Portaria MEC - Nº 1.327 17 novembro 2016
  • Certificado Digital Assinatura Eletrônica Medida Provisória nº 2002 24 Agosto 2001
  • Salve seu conteúdo em PDF
  • Declaração Matrícula ao iniciar o curso
  • Declaração Conclusão ao finalizar o curso
  • Atividades participativas
  • Sem mensalidades
  • SEM TAXA EXTRA para emissão do certificado
Carga Horária

Selecione abaixo a carga horária desejada

350 Horas
Aperfeiçoamento
340 Horas
Aperfeiçoamento
320 Horas
Aperfeiçoamento
300 Horas
Aperfeiçoamento
250 Horas
Aperfeiçoamento
210 Horas
Aperfeiçoamento
200 Horas
Aperfeiçoamento
180 Horas
Aperfeiçoamento
160 Horas
Aperfeiçoamento
120 Horas
Aperfeiçoamento
90 Horas
Extensão
60 Horas
Aperfeiçoamento
40 Horas
Extensão
30 Horas
Aperfeiçoamento
20 Horas
Aperfeiçoamento
8 Horas
Aperfeiçoamento
Certificação
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC 

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.

Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.

MODELO FRENTE

Clique na imagem para ampliar

MODELO VERSO

Clique na imagem para ampliar

CERTIFICADOS CREDENCIADOS PELO MEC

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001. 

Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original. 

No certificado consta:

  • Número da Portaria: (Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016).
  • QRCODE no verso
  • Emitidos pela Faculdade Unina.
  • Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
  • Nome completo do aluno, RG e CPF.
  • Número de matrícula do aluno.
  • Carga horária total.
  • Período de realização do curso.
  • Conteúdos trabalhados.
  • Número de registro do certificado.
  • Nota da Avaliação.
  • Frequência.
  • Nome do coordenador.
  • Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Nome do professor do curso.

Certificação válida para:

  • Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
  • Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
  • Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
  • Válido como atividades complementares como horas extras.
  • Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
  • Com Tutoria on-line.

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Matricule-se

Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:

  • Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
  • Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
  • Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
  • Escolha a forma de pagamento.
  • Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.

Como realizar seu curso:

  • O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
  • O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
  • Início imediato e sem mensalidades.
  • Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
  • Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
  • Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
  • Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (6 horas dia).
  • Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
  • Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
  • Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
  • Tutoria on-line.
  • Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação

Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.

Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado. Oferecemos toda a assessoria durante a realização do curso através da nossa tutoria on-line. 

Pagamento

O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito, PIX ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.

O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição

CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC

Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.

Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado. 

Brincar é um direito fundamental de todas as crianças no mundo inteiro e cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. A escola deve fornecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio. Na experiência lúdica a criança cultiva a felicidade, vivencia ações baseadas nos valores, fraternidade, amizade e respeito, e desenvolve uma cultura crítica, criativa e solidária. É desejado que o Educador reconheça a essência da felicidade na educação, gerando uma aprendizagem significativa baseada no ensino por competências.

Este curso aborda a importância dos jogos e brincadeiras para aprendizagem infantil e chama atenção dos professores para esta mesma importância, servindo de referencial conceitual as práticas pedagógicas na Educação Infantil. Através dos jogos e brincadeiras, as crianças equilibram as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua marca pessoal e sua personalidade. O lúdico contribui para o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo da criança. Portanto, este curso apresenta novas reflexões sobre o lúdico e a aprendizagem signitiva que ele proporciona. 

Objetivo

O curso tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras para a aprendizagem da criança. O tema é importante na medida em que possibilita compreender que o lúdico estar presente na vida das crianças para, principalmente, proporcionar o desenvolvimento da autonomia, ampliando o conhecimento cognitivo e social. É essencial que os docentes conheçam essa grande ferramenta que é o lúdico. 

Prazos
Carga Horária Período de Realização
350 horas 58 dias
340 horas 56 dias
320 horas 53 dias
300 horas 50 dias
250 horas 41 dias
210 horas 35 dias
200 horas 33 dias
180 horas 30 dias
160 horas 26 dias
120 horas 20 dias
90 horas 15 dias
60 horas 10 dias
40 horas 6 dias
30 horas 5 dias
20 horas 3 dias
8 horas 1 dias

A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação e órgãos responsáveis com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma, os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.

Para os cursos de Educação, o prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela. O conteúdo é liberado para estudos em 3 fases de acordo com as cargas horárias.

O curso pode ser finalizado no prazo mínimo, de acordo com a carga horária, conforme escolha do aluno. 

Orientamos aos alunos a realizar cada curso de forma independente, para que não fiquem com o mesmo período de realização, pois as secretarias de educação e órgãos responsáveis não aceitam grandes cargas em curtos espaços de tempo, desta forma, é responsabilidade do aluno atentar aos prazos.

Os certificados são emitidos após o aluno ter realizado as avaliações e completado o prazo mínimo de realização referente a cada carga horária. 

São assinados pela nossa coordenadora e após esse processo estará disponível na área do aluno.

Conteúdo

Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:

  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • BRINQUEDO FAVORITO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • POR QUE AS CRIANÇAS BRINCAM
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • O JOGO COMO MEDIADOR DE CONFLITOS
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • QUEM ENSINA A CRIANÇA A BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • ESPAÇO PARA A CRIANÇA
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • BRINQUEDO FAVORITO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • POR QUE AS CRIANÇAS BRINCAM
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • O JOGO COMO MEDIADOR DE CONFLITOS
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • QUEM ENSINA A CRIANÇA A BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • ESPAÇO PARA A CRIANÇA
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • BRINQUEDO FAVORITO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • POR QUE AS CRIANÇAS BRINCAM
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • QUEM ENSINA A CRIANÇA A BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • ESPAÇO PARA A CRIANÇA
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • QUEM ENSINA A CRIANÇA A BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • ESPAÇO PARA A CRIANÇA
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • QUEM ENSINA A CRIANÇA A BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • ESPAÇO PARA A CRIANÇA
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA COM A FAMÍLIA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • POR QUE TRABALHAR COM O LÚDICO
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • POR QUE A CRIANÇA APRENDE BRINCANDO
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • BRINCADEIRA E IMAGINAÇÃO
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • CONSEQUÊNCIAS DA AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA
  • JOGOS PEDAGÓGICOS
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • PAPEL DO EDUCADOR
  • A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • O BRINCAR ENTRE PAIS E FILHOS
  • O BRINCAR E A ESCOLA
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • FORMAS DE BRINCAR
  • SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • ORIGEM DO JOGO
  • ORIGEM DO JOGO NA AMÉRICA
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  • INTRODUÇÃO
  • CONCEITO DE LÚDICO
  • CONCEITO DE LAZER
  • CONCEITO DE BRINQUEDO
  • CONCEITO DE RECREAÇÃO
  • CONCEITO DE TEMPO LIVRE
  • CONCEITO DE ATIVIDADES LÚDICAS
  • HISTÓRIA DOS JOGOS
  • CONCEITO DE JOGO
  • CONCEITO DE BRINCADEIRA
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
  • A MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DA MÚSICA (VÍDEO)
  • A MÚSICA NA APRENDIZAGEM INFANTIL (VÍDEO)
  • DESENVOLVENDO A ORALIDADE PELA MÚSICA (VÍDEO)
  • EVOLUÇÃO DA CULTURA LÚDICA
  • BRINCADEIRA E LUDICIDADE NO ENSINO (VÍDEO)
  • HISTÓRIA DA INFÂNCIA
  • FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  • O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DO LÚDICO (VÍDEO)
  • O BRINCAR COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
  • A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO
  • RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO LÚDICA NO BRASIL
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • AFETIVIDADE COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A CRIANÇA E O DIREITO DE BRINCAR
  • A AUSÊNCIA DO BRINCAR
  • BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • BRINQUEDO E ESCOLA
  • O QUE É O BRINQUEDO PEDAGÓGICO
  • CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS POR PIAGET
  • ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL POR ELKONIN
  • A IMPORTÂNCIA DO JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS
  • CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA CRIANÇA ATRAVÉS DE JOGOS E BRINCADEIRAS
  • JOGOS, BRINCADEIRAS E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE
  • AS MARCAS DO BRINCAR INSTITUCIONALIZADO
  • É BRINCANDO QUE SE APRENDE
  • DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO
  • AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN (VÍDEO)
  • O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • CONCLUSÃO
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cursos Relacionados

Consulte seu Certificado

©EDUCALINE BRASIL | CNPJ: 11.282.695/0001-68 | Todos os direitos reservados