Certificação
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os cursos são ofertados pela Faculdade Unina credenciada para cursos em EAD.
Credenciamento EAD Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017.
♦ Não existe nenhuma taxa extra para a emissão dos certificados!
Clique na imagem para ampliar:
Frente
.jpg)
Verso
.jpg)
Veja os detalhes abaixo:

Os certificados são assinados individualmente de forma digital, de acordo com o Artigo 10 da Medida Provisória 2200-2 de 24/08/2001.
Todos os documentos assinados de forma digital são cadastrados na Secretaria da Receita Federal, tendo a mesma validade do documento original.
No certificado consta:
- Número da Portaria: MEC - n° 299 de 27 de dezembro de 2012.
- Emitidos pela Faculdade Unina.
- Assinatura do Diretor da Faculdade Unina.
- Nome completo do aluno, RG e CPF.
- Número de matrícula do aluno.
- Carga horária total.
- Período de realização do curso.
- Conteúdos trabalhados.
- Número de registro do certificado.
- Nota da Avaliação.
- Frequência.
- Nome do coordenador.
- Assinatura Digital do coordenador do curso: Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Nome do professor do curso.
Certificação válida para:
- Comprovação de Prova de Título de Educação Continuada.
- Para elevação funcional dos professores aceitos pelas Secretarias de Educação, de acordo com o plano de carreira ou edital.
- Para apresentar como Título em Concurso Público ou Processo Seletivo, que ocorre nos Órgãos da Administração Pública na esfera Federal, Estadual e Municipal.
- Válido como atividades complementares como horas extras.
- Para acrescentar ao seu currículo e concorrer a melhores vagas no Mercado de Trabalho.
Matricule-se
Para realizar sua matrícula, siga os seguintes passos:
- Escolha o tema do curso que deseja e clique em Matricule-se.
- Selecione a carga horária que melhor atende suas necessidades.
- Poderá optar por cursos de Aperfeiçoamento ou Extensão.
- Escolha a forma de pagamento.
- Assim que receber a confirmação de pagamento por e-mail, você já pode iniciar o curso, através da área do aluno.
Como realizar seu curso:
- O aluno poderá estudar no horário e local onde desejar, basta acessar a área do aluno no site.
- O certificado é emitido pela Faculdade Unina devidamente credenciada pelo MEC.
- Início imediato e sem mensalidades.
- Certificado digital poderá ser impresso após a finalização do curso.
- Certiifcado com assinatura eletrônica de acordo com as normas das Secretarias de Educação. Medida Provisória nº 2002 - 24 agosto 2001.
- Conteúdo cuidadosamente elaborado por professores capacitados e disponível para donwload no formato PDF.
- Único site que calcula automaticamente o período de realização do curso de acordo com a Lei Federal (5 horas dia).
- Assim que finalizado o curso e cumprido o prazo mínimo de realização o certificado é gerado.
- Conteúdo liberado em três fases para que o aluno se realize seus estudos e a avaliação de cada módulo separadamente.
- Informações de cada fase do andamento do seu curso por email, desde o início até a finalização do mesmo.
- Assessoria via whatsapp e email para dúvidas e procedimentos.
Avaliação
Para todas as cargas horárias, a avaliação ocorre por meio de um questionário on-line constituído de perguntas de múltiplas escolhas com consulta ao material estudado. A nota mínima exigida é 7, mas caso ela não seja atingida, duas novas tentativas podem ser feitas sem custo adicional. A nota da avaliação consta no verso do certificado de conclusão do curso.
Após responder todas as questões o aluno deverá clicar em "corrigir questionário" sendo APROVADO o curso será finalizado e prosseguimos para a emissão do certificado.
Pagamento
O pagamento é feito por meio da CIELO, um serviço simples e seguro que lhe permite escolher a forma mais conveniente. Observando a figura abaixo, você pode perceber que é possível pagar via boleto bancário, cartão de crédito ou depósito bancário e ainda parcelar o valor em até 3x sem juros no cartão.
O parcelamento só é possível através do cartão de crédito.

Descrição
CERTIFICADOS EMITIDOS PELA FACULDADE UNINA CREDENCIADA PELO MEC
Recredenciada pela Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016.
Todos os certificados dos cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Universitária realizados no Portal são ofertados pela Faculdade Unina, credenciada para cursos em EAD (Portaria MEC - N° 213, de 03 de fevereiro de 2017), no certificado consta o número da Portaria MEC - Nº 1.327 de 17 de novembro de 2016, dando legitimidade ao certificado.
Adquira um curso completo sobre educação inclusiva, com ensinamentos voltados a um aprendizado simples e prático. O curso Educação Inclusiva: novos conceitos, novas emoções, destina-se a professores, pedagogos, coordenadores, diretores de escolas públicas ou particulares e todos que estão envolvidos com a educação infantil e ensino fundamental de séries iniciais, que pretendem ampliar e enriquecer seu trabalho. O curso oferece vários capítulos com fundamentos teóricos, ideias, vivências práticas, reconhecendo que a inclusão implica em pensar em um sistema educacional preparado para atender as diferenças individuais.
Objetivo
O objetivo do curso é oferecer a professores, educadores e a todos que estão envolvidos com a educação, que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos diferentes, levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de necessidades especiais e propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum.
Este curso apresenta além dos conceitos básicos, teóricos e práticos sobre a educação inclusiva, oferece também muitos capítulos dedicados aos professores, a sua atuação e o desafio de receber uma criança portadora de necessidades especiais na escola. Esclarece dúvidas diante das Leis, da família e principalmente uma ajuda pedagógica frente as diferentes necessidades, aos estilos de aprendizagem e aos processos de construção de cada aluno.
Prazos
Carga Horária |
Período de Realização |
20 horas |
4 dias |
30 horas |
6 dias |
40 horas |
8 dias |
60 horas |
12 dias |
90 horas |
18 dias |
120 horas |
24 dias |
180 horas |
36 dias |
250 horas |
50 dias |
300 horas |
60 dias |
320 horas |
64 dias |
A Educaline segue as orientações das Secretarias de Educação e órgãos responsáveis com o intuito que os certificados sejam homologados e nossos alunos possam ter o máximo de aproveitamento dos cursos. Desta forma, os certificados são emitidos após o prazo estipulado, pois estes orgãos não aceitam uma grande carga horária realizada em um curto período de espaço de tempo.
O prazo mínimo para a realização do curso varia de acordo com a carga horária conforme consta na tabela. O conteúdo é liberado para estudos em 3 fases de acordo com as cargas horárias.
O curso pode ser finalizado no prazo mínimo, de acordo com a carga horária, conforme escolha do aluno. Os cursos são realizados de forma independente para evitar que as datas coincidam para evitar que os certificados sejam indeferidos. O aluno possui um prazo de até 6 meses para finalizar seu curso.
Conteúdo
Visualize o conteúdo do curso selecionando a carga horária abaixo:
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- TRABALHAR COM A DIVERSIDADE
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- A CONVIVÊNCIA COM ALUNOS ESPECIAIS
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- SUPERANDO AS DIFICULDADES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- REALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- TRABALHAR COM A DIVERSIDADE
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- A CONVIVÊNCIA COM ALUNOS ESPECIAIS
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- A INCLUSÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- SUPERANDO AS DIFICULDADES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- REALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- TRABALHAR COM A DIVERSIDADE
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- A CONVIVÊNCIA COM ALUNOS ESPECIAIS
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- PLANEJAMENTO DAS AULAS
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- A INCLUSÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- SUPERANDO AS DIFICULDADES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- REALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- TRABALHAR COM A DIVERSIDADE
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- A CONVIVÊNCIA COM ALUNOS ESPECIAIS
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (VÍDEO)
- QUESTIONÁRIO INICIAL DE AVALIAÇÃO
- FORMAÇÃO ACADÊMICA DO PROFESSOR
- A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA ABORDAGEM HISTÓRICA
- TRABALHO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- EDUCAÇÃO PARA TODOS
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- PLANEJAMENTO DAS AULAS
- DECLARAÇÃO DE SALAMANCA
- TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR
- A NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES
- A INCLUSÃO NO SISTEMA EDUCACIONAL
- DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (RESOLUÇÃO CNE/CEB N° 2, de 11/09/2001)
- DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES
- ADAPTAÇÕES CURRICULARES
- SUPERANDO AS DIFICULDADES
- A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
- REALIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
- AUTOESTIMA - UMA TAREFA PARA PAIS E EDUCADORES
- TRABALHAR COM A DIVERSIDADE
- O PAPEL DA FAMÍLIA
- A CONVIVÊNCIA COM ALUNOS ESPECIAIS
- UMA ESCOLA INCLUSIVA (VÍDEO)
- AS NECESSIDADES ESPECIAIS
- PRÁTICA INCLUSIVA
- SUPERDOTAÇÃO/ALTAS HABILIDADES
- PROCESSO DE INCLUSÃO NA REALIDADE EDUCACIONAL
- DEFICIÊNCIA FÍSICA
- QUALIDADE DE ENSINO
- DEFICIÊNCIA AUDITIVA
- IDENTIFICANDO AS DEFICIÊNCIAS
- DEFICIÊNCIA VISUAL
- RELAÇÕES ENTRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A DEFICIÊNCIA VISUAL
- DEFICIÊNCIA MENTAL
- INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MENTAL
- DIFERENÇAS ENTRE DEFICIÊNCIA MENTAL E INTELECTUAL
- CARACTERÍSTICAS DA SÍNDROME DE DOWN (SD)
- TRABALHO PEDAGÓGICO COM ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
- COMO SE COMPORTAR DIANTE DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
- SOU EDUCADOR (A) (VÍDEO)
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS